corrida_maratona

Muitos dos meus clientes relatam uma grande dificuldade de comer alimentos antes do treino, principalmente quando o treino é realizado assim que levantam. Dizem que não sentem mal durante o treino e se forçam a comer, se sentem enjoados ou com dor de barriga. E me perguntam: “realmente a refeição pré-treino, quando realizada ao acordar é necessária?”


Quando dormimos passamos um grande tempo sem se alimentar e a glicemia com isso diminui, que é o açúcar no sangue. Logo, com o exercício e o aumento de frequência cardíaca temos necessidade de manter essa glicemia estável. Além disso, um hormônio chamado cortisol, eleva-se de manhã e se prolongarmos o jejum ele se manterá alto e usará a sua massa muscular, além de alterar estimular um maior acúmulo de gordura abdominal por interferir no funcionamento da insulina.
Ao comermos algo pela manhã, estimulamos mesmo o intestino, pelo efeito gastrocólico, associado ao exercício, esse peristaltismo (movimentação do intestino) será maior. Portanto, é algo normal.
Se você está abusando a noite, com certeza não terá fome pela manhã, e outra, o nosso corpo se adapta a coisas ruins mesmo se você cultua o hábito de não comer nada pela manhã há um certo tempo.
Portanto, coma! Coma alimentos leves de fácil digestibilidade, pois com a corrida priorizamos oxigênio para a contração muscular, principalmente pernas e não para ficar fazendo digestão. Utilize pães, biscoitos, tapioca, com geleia de frutas sem açúcar ou uma fatia muito fina de queijo ou um fiozinho de azeite. Pode associar sucos de frutas sem açúcar ou mesmo substituir o alimento sólido por um carboidrato em pó ou em gel, como a maltodextrina, a palatinose, o wazy maize, dentre outros, prescritos por sua nutricionista, conforme situações particulares.
Até mais! Um grande abraço!

Patrícia Lopes Oliveira CRN- 3-6054 – São Paulo-SP

(Nutricionista do Software Nutrição Online)

Acesse a Página da Nutricionista

Nutrição Online

Assine nosso Blog e receba nossas Novidades!

0 comments

Deixe uma resposta