coffee-cup-desk-pen

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo e as controvérsias a respeito do seu benefício são muitas, já que apesar de alguns pesquisadores suportarem o potencial do café em promover saúde, outros alegam a associação do consumo de café com complicações cardiovasculares e o aparecimento de câncer.

As propriedades do café de promoção à saúde estão associadas ao fato de ser rico em fitoquímicos, incluindo a cafeína, o ácido clorogênico, o ácido caféico, a hidroxiidroquinona, etc. Algumas investigações fizeram uma correlação inversa do café com diabetes mellitus, alguns tipos de câncer, Parkinson e doença de Alzheimer. A fração lipídica do café contém cafestol e Kaweol que protegem contra células malignas por modular enzimas detoxificantes. Por outro lado, o consumo excessivo aumenta o colesterol sérico, levando uma possível ameaça a saúde coronária, insônia e complicações cardiovasculares. A cafeína também afeta os receptores de adenosina e sua retirada brusca podem levar à fadiga muscular e problemas ligados aqueles viciados ao café. E houve algumas evidências mostrando que o consumo excessivo de café pode interferir nos contraceptivos orais ou nos hormônios pós menopausa. Portanto, para não ter os efeitos deletérios do café, use o com moderação!

Patricia Lopes de Oliveira- CRN- 3-6054- SP

(Nutricionista do Software Nutrição Online)

Referência: BUTT, M.S., SULTAN, M.T. Coffee and its consumption: benefits and risks. Clinical Reviews in Food Science and Nutrition; 51:363-373, 2011.

Ver página da nutricionista

Nutrição Online

Assine nosso Blog e receba nossas Novidades!

0 comments

Deixe uma resposta