1799883_10203641206745387_3

As estações do ano, exercem influência no nosso metabolismo e apetite. Quem já não ouviu falar que engordamos mais no inverno e emagrecemos no verão? Na verdade, o nosso corpo é programado geneticamente para se adaptar às variabilidades ambientais como temperatura, luz, calor, frio, atividade física mais intensa e poder assim manter o seu equilíbrio.

Estas adaptações ocorrem, através de alterações fisiológicas e impulsos nervosos que levam informações para o organismo, para que este possa se adaptar às diversas situações ambientais com um único objetivo, o de garantir a sua sobrevivência.

O mesmo acontece na atividade física, um indivíduo não treinado que inicia uma atividade física, não tem tantas fibras musculares quanto um indivíduo já treinado. As fibras musculares vão aumentando conforme a necessidade, ou seja, se este utiliza mais as pernas, nelas irão se desenvolver mais fibras de contração rápida ou lenta de acordo com o tipo de treinamento e da mesma forma, também deixarão de existir quando não forem mais requisitadas. Por isso, quando paramos uma atividade física que fazíamos regularmente, percebemos com o passar do tempo, uma hipotrofia muscular e resistência diminuída, pois o organismo se adapta conforme a sua necessidade.

Se não faço atividade física, por que irei manter ou produzir mais fibras musculares? Isto acontece por uma questão de equilíbrio, para poupar energia e para que possamos utilizar todas as nossas capacidades sensoriais e corporais conforme o ambiente em que estamos inseridos.

Da mesma forma, o organismo se adapta à temperatura ambiente. No calor, sentimos mais sede do que propriamente fome, pois quando suamos em função das altas temperaturas ou mesmo por praticar uma atividade física, o corpo perde líquidos e nestes, água e sais minerais. O sistema nervoso envia então mensagens de sede e sentimos vontade de consumir água, sucos e frutas. Esta prioridade orgânica, muitas vezes, sobressai sobre a fome, já que nosso corpo é composto por cerca de 70 a 75% de líquidos, não podendo assim, deixar de consumir água e sais minerais diariamente para não virmos à óbito.

Isto nos leva a crer, que no verão emagrecemos mais que no inverno pois sentimos menos fome. Se sentirmos menos fome e mais sede, evitamos o consumo excessivo de alimentos e conseguimos manter o nosso peso, mas isto não significa emagrecimento. Apenas mantemos o nosso peso atual com maior facilidade pois sentimos menos apetite. Agora, quando falamos de emagrecimento ou redução de peso corpóreo, podemos dizer que o inverno é mais que um aliado, veja porque:

Em baixas temperaturas, como acontece no inverno, ocorre uma adaptação fisiológica diferente da do verão. Com o frio, o corpo necessita aquecer os órgãos internos, principalmente o pulmão e o coração. Para isto o sangue concentra-se e circula mais rapidamente nestas regiões centrais para poder promover este aquecimento. Tanto isto ocorre, que nossas extremidades como mãos e pés ficam mais frios e fazemos uso de isolantes térmicos como meias, luvas e agasalhos para evitar a perda de calor e se manter aquecido.

Entretanto, para o organismo aumentar o calor corporal, não é tão simples como se parece, ele necessita despender mais energia que o habitual para haver este aquecimento, diferente do Verão e de outras estações do ano. Este gasto energético aumentado, faz com que o organismo gaste mais calorias e proporcione perda de peso.
Na estação do inverno, as baixas temperaturas também provocam um aumento no metabolismo basal, levando a um maior consumo de energia corporal que auxilia o emagrecimento.

Então por que aumentamos o peso corporal no inverno? Como disse no início, o único objetivo do organismo em adaptar-se é manter a nossa sobrevivência, e não é interessante para ele perder reservas de gordura, então, este lança mão de estratégias para que isto não ocorra.

Para que o corpo reponha as calorias perdidas, envia sinais ao Sistema Nervoso Central e este nos envia mensagens de fome e conseqüente aumento de apetite para compensar as perdas calóricas por esta adaptação. Por isso no inverno, sentimos aumento de apetite, necessidade de ingerirmos alimentos mais quentes e calóricos para mantermos a temperatura corporal e compensar o trabalho do organismo em manter seu equilíbrio. É neste momento que precisamos estar atentos e ter atitudes que nos levam a reduzir o peso corpóreo.

Para conseguirmos esta proeza de emagrecer e não engordamos devido ao aumento de apetite no inverno, precisamos utilizar estratégias nutricionais e usar estas adaptações à nosso favor e não engordar. Porque quando o organismo envia mensagem de aumento de apetite, ele não nos diz a quantidade em calorias, apenas a mensagem de fome, por isso precisamos tomar cuidado para não acabar ingerindo mais calorias do que deveríamos.
Siga então algumas dicas para emagrecer com saúde e sem sentir fome:
No inicio do inverno é que ocorre o maior aumento de apetite e este tende a se normalizar com o tempo, mas para não engordarmos e emagrecermos, o primeiro passo é: manter as mesmas quantidades de alimentos que ingeríamos antes do inverno, podendo até consumir alimentos diferentes, mas nas mesmas quantidades.

2 Passo
Não deixe de lado as saladas cruas, consuma-as antes e se possível junto com os alimentos quentes, assim sentirá mais saciedade e as fibras das verduras auxiliarão na retirada das gorduras dos alimentos, eliminado-as pelas fezes;

3 Passo
Se estiver com muita fome, inicie a refeição com uma fruta, e se a fome persistir, consuma mais uma fruta após a refeição;

4 Passo
Quando for consumir alimentos típicos de inverno como chocolate quente, pão de queijo, troque-os pelo lanche da tarde. É fundamental manter a alimentação a cada 3 horas e não antes disso. Já na famosa feijoada, valorize os seus acompanhamentos (saladas cruas, cebola, salsinha, pimenta, laranja e couve) Consuma-os em grande quantidade, pois assim consumirá as outras mais calóricas em menor quantidade;

5 Passo
Praticar uma atividade física regular (pelo menos 3 x na semana) que faz aumentar o gasto metabólico basal, que auxiliam na redução de peso, assim como do estresse, da ansiedade e ainda melhora o humor;

6 Passo
Aproveite o inverno para consumir alimentos quentes como sopas e leites que aumentam a saciedade e diminuem o tempo de esvaziamento gástrico;

7 Passo
Consuma água gelada em vez de temperatura ambiente, o organismo queima calorias para reduzir a temperatura da água ingerida;

8 Passo
Antes de sair de casa, programe-se para levar alimentos e poder consumi-los entre as refeições, tenha sempre à mão lanches fáceis (2 damascos ou 2 castanhas do Pará, barra de cereal ou 1 fruta);

Passo 9
Quando for consumir um alimento mais calórico, por exemplo um chocolate, consuma-o com várias e pequenas mordidas para que consiga mastigar por mais tempo e assim ter maior saciedade;

Passo 10
Se sentir muita necessidade de doces, coloque banana com canela no forno e substitua pelo doce;

Passo 11
Se sentir necessidade de chocolate, prefira o meio amargo que reduz a vontade de consumir chocolate

Passo 12
Quando for fazer uma refeição fora de casa, procure pensar, o que de mais saudável há nesta mesa que eu quero consumir;

Passo 13
Procure a ajuda de um profissional nutricionista para orientá-lo e acompanhá-lo.

Ana Paula Souza CRN 2556

Nutricionista do Software NutriOnline

Nutrição Online

Assine nosso Blog e receba nossas Novidades!

0 comments

Deixe uma resposta