A mulher moderna que trabalha, cuida de seu lar e tem um estilo de vida muito dinâmico, tem poucos momentos para atividades mais tranqüilas. Em função disso, tem como conseqüência além do estresse, o sedentarismo e a alimentação inadequada.
A falta de tempo em função deste cotidiano, acarreta mais estresse e piora na qualidade de vida de uma forma geral. Sem atividade física adequada e regular, ou seja, pelo menos 3 vezes por semana com duração de um hora, a mulher passa a estar sujeita a ansiedade, depressão, bem como, doenças cardíacas.
A alimentação desequilibrada também é outro fator agravante para a mulher moderna, pois devido a atividades mentais estressantes, necessitam de mais vitaminas e sais minerais. Outro mineral importante que não deve faltar na alimentação é o cálcio, especialmente em função do risco de osteoporose principalmente em mulheres na menopausa.
Já as fumantes, também necessitam de mais vitamina C para evitar os danos do excesso dos radicais livres causados pelo cigarro. Quando a alimentação balanceada e a atividade física estão presentes no dia a dia, há um equilíbrio que proporciona mais tranqüilidade, menos estresse e mais disposição.
Os cuidados alimentares e atividade física adequada são essenciais para a saúde da mulher e devem ser inseridas no seu cotidiano de forma prática e regular, mesmo porque, de um modo geral, é a mulher que faz as compras no supermercado e quem cuida da alimentação de sua família.
Os hábitos de vida irão refletir em seu lar, especialmente na educação de seus filhos, influenciando de forma negativa ou positiva na saúde dos mesmos. Portanto, a preocupação com os hábitos de vida e alimentares devem ser valorizados juntamente como o trabalho que ela exerce, pois este será muito mais gratificante quando desfrutado com saúde.
Samara Pereira CRN 8877 – Porto Rico -PR
(Nutricionista do Software Nutrição Online)
Found your website on Facebook, great post. Will share again.