castanha-do-pará

Incluir a castanha-do-pará ou do Brasil em sua alimentação diária, pode fazer toda a diferença…É um fruto com alto teor calórico e proteico,( 18% de proteína, 13% de carboidratos e 69% de gordura). A proporção de gorduras é de, aproximadamente, 25% de gorduras saturadas, 41% de monoinsaturadas e 34% de poli-insaturadas. Nutricionalmente, é

a principal fonte de selênio que atua no combate dos radicais livres e muitos estudos o recomendam para a prevenção do câncer.

É fonte de tiamina e magnésio. No corpo humano o selênio faz parte de uma enzima antioxidante, denominada Glutationa Peroxidase, atuando no interior da célula convertendo compostos tóxicos em atóxicos (peróxido de hidrogênio) resultando na redução dos radicais livres. Daí vem o termo antioxidante.

Tem participação na conversão de T4 em T3 (manutenção tireoidiana), na prevenção do câncer, alivia as ondas de calor da menstruação e menopausa, e seus incômodos, auxilia na elasticidade tecidual ( desta forma protegendo não só o coração mas as células em todo o corpo). Apoia o efeito antioxidante da Vitamina E. A vitamina E o selênio interagem fisiologicamente. Eles agem sinergicamente: a vitamina E reduz a exigência de selênio e o mantém em sua forma ativa; o selênio poupa a vitamina E, reduzindo a exigência dessa vitamina (VANNUCCHI & MARCHINI, 2007).

Sendo assim, eles podem auxiliar na cura da doença hepática e de certas afecções musculares. Pode ajudar em problemas cardíacos, cataratas e até acidente vascular cerebral. Embora tenha um alto valor calórico e por conter ômega 3, as castanhas têm papel importante anti-inflamatório, antitrombótico e vasodilatador que são benéficos para os pacientes hipertensos e diabéticos auxiliando assim na perda de peso.

Por ser um alimento muito calórico, é importante não exagerar nas porções. O consumo adequado de selênio é necessário para se alcançar uma ótima saúde e expectativa completa de vida. Sendo assim, as RDA para selênio foram definidas em 2000 pelo Food and Nutrition Board como 55 a 70mcg/dia para homens, mulheres e adolescentes (de 14 a 18 anos de idade) (TRUMBO et al, 2001). Ou seja, de 1 a 2 unidades dependendo do seu tamanho. Embora a maioria das pessoas não consuma selênio suficiente, deficiências são raras (exceto em regiões onde as frutas e legumes sejam cultivados em solo é depletado de selênio), agora é importante salientar que o excesso de selênio pode causar fadiga muscular, colapso vascular periférico, congestão vascular interna, selenose (unhas fracas e queda de cabelo), dermatite, alteração do esmalte dos dentes, vômito e alteração no sistema nervoso.

O Valor excessivamente tóxico é aquele que corresponde a um consumo superior a 850mg/dia. Para a culinária existe um “pool” de receitas maravilhosas e muito saborosas. Podemos utilizá-la numa farofa funcional, bolos, iogurtes, arroz, biscoitos, sorvetes e etc… Eu, particularmente gosto muito de consumi-las com um iogurte e frutas num pré-treino. O leite da castanha pode ou intolerância.

Juliana Perpétuo CRN 991000293 – Rio de janeiro -RJ

(Nutricionista do Software Nutrição Online)

Acesse a Página da Nutricionista

Referências:
-Tabela e Composição Química dos Alimentos, Guilherme Franco, Ed. Atheneu, 1999
-Journal of the American College of Nutrition, Vol. 20, No. 1, 71-80 (2001)
-Braz. J. Food Technol., v. 11, n. 1, p. 54-62, jan./mar. 2008

-Rev. Nutr. vol.23 no.2 Campinas Mar./Apr. 2010
-Suplementos Dietéticos para Profissionais de Saúde, Shawn M. Talbott & Kerry Hughes, Guanabara Koogan
-Cozzolino, et. al, 2009
Fett, 2002

-Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO
4ª edição revisada e ampliada
Campinas – SP

2011
-Alim. Nutr., Araraquara ISSN 0103-4235

v. 21, n. 2, p. 231-239, abr./jun. 2010

Nutrição Online

Assine nosso Blog e receba nossas Novidades!

0 comments

Deixe uma resposta