macarrao

A refeição antes do evento esportivo é uma importante fonte de energia, devendo ser orientada três dias antes do evento, para fornecer a energia necessária no dia do campeonato.

A refeição pré-jogo deve ser ingerida de 1 a 4 horas antes do evento e deve conter de 100 a 200g de carboidratos. No entanto, atletas que são sensíveis a uma baixa glicemia podem não obter benefício com essa atitude, visto que pode ocorrer uma queda na glicemia, mediada pela insulina, no início do exercício.

As gorduras devem ser limitadas, porque retardam o esvaziamento gástrico e levam mais tempo para serem digeridas. A refeição deve ser pobre em proteínas, pois os produtos de degradação protéica são excretados pelo rim e, desta forma, uma refeição com baixo teor protéico acarretar uma menor perda de água através da urina e melhor digestão e aproveitamento dos carboidratos como fonte energética durante o jogo.

A ingestão de líquidos deve ser alta para garantir que o corpo esteja bem hidratado. No entanto, nos 15 min que antecedem um evento longo, o atleta deve ingerir 250 a 400ml de água. Esta quantidade permite uma absorção máxima de líquido e o atleta não sentir  necessidade de urinar.

Exemplos de refeições pré-jogo: 

cereal com leite desnatado

torrada com geléia diet

iogurte com frutas

macarrão com molho de tomate

batata doce assada

Érica Santos CRN 6769 – Santo André -SP

(Nutricionista do Software Nutrição Online)

Acesse a Página da Nutricionista

Nutrição Online

Assine nosso Blog e receba nossas Novidades!

0 comments

Deixe uma resposta